sexta-feira, 4 de novembro de 2011
PROJETO MAQUETES DE PARQUES TEMÁTICOS - ALUNOS DA 8º SÉRIE
Título: Maquetes Temáticas com o Uso da “Tecnologia”
Descrição do projeto
O projeto fala sobre a elaboração de maquetes temáticas com a utilização de diversos materiais. Este projeto ofereceu aos alunos a oportunidade de explorar um tema de seu interesse e de criar um parque temático em torno dele por meio da imaginação.
Foi desenvolvido com o apoio de algumas disciplinas as quais ajudaram os alunos a esclarecer questões relativas ao tema escolhido.
O projeto realizado pelos alunos da 8ª Série da E.E.E.F Giovana Margarita teve como ferramenta de pesquisa o uso do laboratório de informática que envolveu pesquisas referentes a cada um dos temas que os grupos haviam escolhido, no andamento do projeto os alunos manusearam o uso das tecnologias como: celular através do acesso da internet em sala de aula, com fotos tiradas por eles mesmos assim como a produção de pequenos vídeos que mostravam o andamento do projeto.
Paulo Freire (1979) já salientou a necessidade de aproximar tecnologia e educação. Isso significa abrir as portas trazendo a realidade para dentro dela no processo permanente de construção de conhecimentos, utilizando, para isso todas as formas de mídias como suporte educacional, proporcionando uma leitura não somente da palavra, mas do mundo.
Baseado nisso, o projeto foi idealizado objetivando o uso de tecnologia, suas potencialidades e as possibilidades de utilização como apoio no processo de ensino e aprendizagem.
Comentário da Maquete das Etnias:
Tudo começou quando nosso professor de inglês Marcos Antônio de Paula solicitou para nossa turma da 8ª série elaborar maquetes temáticas. Com isso veio à ideia de mostrar o parque de exposições de nossa cidade.
Como nosso grupo gosta muito da Expo-Ijuí/Fenadi que acontece todos os anos em outubro em virtude de ser o mês de seu aniversário e também por haver muita diversidade cultural em nossa região. Pensamos e começamos a fazer algumas casas étnicas representando a diversidade cultural.
Quando concluímos o trabalho, achei interessante a elaboração e construção de um blog para expressar tudo o que eu tinha interesse de lançar sobre o meu trabalho. E, por fim, vimos o quanto é bom pesquisar um pouco de nossas origens étnicas e também utilizar as tecnologias que a nossa escola proporciona.
Aluna: Carolaine
Blogs de Acesso:
http://depaulaoffice.blogspot.com/http://caroleoqueoenteresa.blogspot.com/
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
ECOPONTO
Desde o ano de 2009 a Escola tornou-se um Ecoponto na coleta de pilhas e vidros. A comunidade de Vila Floresta respondeu positivamente, pois seguidamente precisamos esvaziar as bombonas. Esse serviço é prestado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ijuí. Graças a este projeto da prefeitura, estamos evitando o descarte de pilhas e vidros em locais inadequados na nossa comunidade.
TEMA TRANSVERSAL
Os alunos da 5ª série na disciplina de Artes, professora Adriane Coppetti, realizaram coleta de materiais recicláveis nas redondezas da escola e após criaram uma obra de arte. Durante o passeio, já aproveitaram e distribuiram folhetos informativos sobre a importância da coleta seletiva do lixo. Este é um bom exemplo de como o Tema Transversal da Educação Ambiental pode ser abordado.
Veja algumas fotos da atividade:
quarta-feira, 27 de julho de 2011
2007 - ADOÇÃO DA VERTENTE
Após autorização e demonstração do interesse também do proprietário em participar de sua execução, fomos fazer um reconhecimento do local (nível do terreno, medição da área, planejamento da quantidade de mudas, tipos de mudas, obervação da vegetação e dos animais presentes, análise da água).
Neste primeiro contato, observamos que a mata ciliar era praticamente inexistente. A água da vertente é considerada potável, límpida e inodora. No entanto, o local era utilizado para pastagem de vacas. Logo abaixo percebemos que havia um banhado, que nos dias de chuva fica alagado.
Então, o proprietário, Sr. Celso Buzetto, demarcou a área que seria destinada ao plantio das árvores, priorizando a nascente da vertente e cercou o local, para evitar que as vacas comessem as mudas.
Percebemos que teríamos muito trabalho pela frente.
A seguir algumas fotos iniciais do projeto:
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INÍCIO DO PROJETO: 2007
TÉRMINO DO PROJETO: ainda está em aplicação.
JUSTIFICATIVA:
Considerando que o ambiente está degradado e que nossos alunos residem no meio rural, onde se localizam a maioria dos recursos naturais, faz-se necessário desenvolver um projeto de Educação Ambiental voltado para a preservação dos mesmos.
OBJETIVOS:
- Conhecer os meios para recuperar esses ambiente degradado.
- Contribuir para a conscientização da comunidade escolar quanto a importância de preservar os recursos naturais.
- Proporcionar uma reflexão da importância da coleta seletiva do lixo no meio rural.
- Realizar um trabalho interdisciplinar.
- Promover a preservação do ambiente escolar, coletando o lixo adequadamente e embelezando o jardim.
- Promover o cultivo de uma horta escolar, utilizando o adubo orgânico produzido pela própria escola.
- Cultivar verduras, legumes, frutas e outros para enriquecer a merenda escolar.
- Conscientizar a comunidade escolar da importância de se economizar água e energia elétrica.
- Coletar a água da chuva para rega da horta e jardim.
- Promover atividades acerca do tema transversal "Meio ambiente" em todas as disciplinas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO:
Conforme a Proposta Pedagógica, a escola se propõe trabalhar uma educação fundamentada na ação-reflexão-ação, tendo como ponto de partida a vivência do educando.
Nesta perspectiva, o trabalho pedagógico da Escola procura valorizar e integrar as novas tecnologias contemplando quatro princípios básicos: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a viver e aprender a fazer.
Aprender a conhecer: é fundamental o aluno saber pesquisar, ter conhecimento suficiente para entender o ambiente em que vive e interpretar as situações do cotidiano.
Aprender a ser: é fundamental que aluno exerça sua cidadania, participando na sociedade de maneira autônoma, atuante, criativa e emotiva.
Aprender a viver: é necessário que cada um aprenda a cuidar do ambiente em que vive, garantindo um futuro digno para a humanidade.
Aprender a fazer: interagir com as novas tecnologias, tendo como objetivo principal a aprendizagem, utilizando esse conhecimento em benefício da vida em sociedade.
ATIVIDADES PONTUAIS:
- Manutenção da horta e jardim no pátio da escola.
- Adoção de uma vertente próxima à escola e recuperação da mata ciliar.
- Coleta seletiva do lixo na escola.
- Encaminhamento correto da coleta de lixo da escola e comunidade.
- Coleta de água da chuva, através do sistema de calhas.
- Implantação de minhocário e produção de húmus.
- Campanhas de conscientização, entrega de folhetos, palestras sobre a temática com a comunidade.
- Atividades de pesquisa sobre energia elétrica, água e outros recursos naturais.
AVALIAÇÃO:
Será feita uma avaliação sistemática dos benefícios do projeto, envolvendo a comunidade escolar, semestralmente. Os critérios serão os seguintes: envolvimento dos alunos e professores, a construção de aprendizagens significativas, atitudes benéficas em relação ao meio ambiente.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Nomes que a escola já teve!
A escola teve várias denominações ao longo de sua história, sempre atendendo as legislações:
1936 - GRUPO ESCOLAR DA LINHA 8 LESTE
1965 – GRUPO ESCOLAR DE VILA FLORESTA
1970 – ESCOLA RURAL DE VILA FLORESTA(neste período funcionavam somente turmas de instrução primária)
1974 – ESCOLA DE ÁREA DE VILA FLORESTA(1975 – AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DA 6ª SÉRIE)(1976 – AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DA 7ª E 8ª SÉRIE)(1977 – 1ª TURMA DE FORMANDOS DA 8ª SÉRIE)
1978 – ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU GIOVANA MARGARITA
2000 - ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GIOVANA MARGARITA
(Níveis de ensino em funcionamento: Educação Infantil e Ensino Fundamental completo)
Um pouco da nossa história...
A VILA FLORESTA...
O Distrito de Floresta localiza-se na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, no Município de Ijuí. A região recebeu colonizadores letos, alemães, italianos e austríacos.
A Vila começou a se constituir no cruzamento da Linha 8 Leste com o Travessão 42 e nas décadas de 30 e 40 já possuía pequenas indústrias, comércio diversificado, cinema, cartório e posto de polícia.
Devido ao grande desenvolvimento da Vila nesta época, surgiu a necessidade de ter uma escola gratuita. Então, o prefeito da época, Coronel Dico, e alguns habitantes da localidade instalaram uma escola de Instrução Primária.
No ano de 1936 já funcionava 2 turmas de Instrução Primária, porém era denominada de Aula Municipal Cel. Barros.
Através do Decreto de Criação nº 6292 de 22/09/1936, surge o GRUPO ESCOLAR DA LINHA 8 LESTE, tendo como primeira diretora a Sra. Edeltraudt Schöroter. As turmas existentes eram de Instrução Primária.
Segundo dados do “Censo Social” de 1940, o GRUPO ESCOLAR DA LINHA 8 LESTE funcionava em 3 prédios, todos cedidos.
Dois prédios eram da Prefeitura e um da Sociedade Italiana Giovana Margarita (Societá Italiana di Mutuo Socorso Principessa Giovanna Margarita).
2º PRÉDIO |
1º PRÉDIO |
sexta-feira, 8 de julho de 2011
"Estudar é nosso lema!"
Bandeira da Escola |
"Estudar é nosso lema!"
Com esse espírito, a bandeira da escola foi criada no ano de 2000 pelo aluno Eduardo da Rosa, da então 6ª série. A bandeira da escola é azul, e no centro o desenho de uma árvores de plátano. Essa árvore se encontra em frente a escola, quase que centenária, um dos símbolos de nosso distrito.
Foram criados vários projetos pelos alunos, e a partir de uma votação da comunidade, o modelo escolhido foi este.
Assinar:
Postagens (Atom)